SES promove projeto educativo de vigilância sanitária no município de Barreirinhas

07-08-2012 11:08

 

Ações educativas de saúde em Vigilância Sanitária (Visa) estão sendo realizadas em todo o Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por um grupo de técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária, que estarão, nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, na Praça do Trabalhador II, no município de Barreirinhas, levando a população em geral atividades do Projeto Visa Itinerante.

O Projeto tem como principal objetivo criar um canal de comunicação com a sociedade e com os setores ligados à saúde. A programação será realizada por meio de um sistema de sonorização, onde estarão sendo prestados esclarecimentos quanto à qualidade de alimentos, uso de medicamentos, funcionamento adequado de estabelecimentos de saúde como também de bares, restaurantes, padarias e outros. Além de recebimento de reclamações referentes a riscos sanitários e entrega de panfletos educativos a população.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Paulo Jessé Silva Gonçalves, a educação é um instrumento que sempre será utilizado pela Visa, pois por meio dela os cidadãos serão conscientizados sobre seus direitos e deveres, na busca de uma melhor qualidade de vida. “É muito gratificante trabalhar as ações de Vigilância Sanitária dentro do contexto educativo, porque só assim poderemos desmitificar a ação punitiva da Vigilância Sanitária”, disse Paulo Jessé.

As atividades dos Projetos continuarão paralelamente, a partir das 15h30min, no Auditório do Sebrae de Barreirinhas, com o ciclo de palestras: O papel da vigilância sanitária na proteção à saúde; Vigilância sanitária e alimentos saudáveis; Vigilância sanitária e o uso racional de medicamentos, com exibição do vídeo; A informação é o melhor remédio e A vigilância sanitária e o Controle do tabagismo.

Voltar